sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sobre as perguntas

Helena faz perguntas que levam meu pensamento para lugares nunca antes imaginados. É como se me estendesse sua mão pequenina, e assim me levasse a passear pelos caminhos secretos do universo infantil.

Fernando Pessoa, sob o heterônimo de Alberto Caeiro, escreveu sobre o Menino Jesus:

"A Criança Nova que habita onde vivo
Dá-me uma mãe a mim
E a outra a tudo que existe
E assim vamos os três pelo caminho que houver,
Saltando e cantando e rindo
E gozando o nosso segredo comum
Que é saber por toda a parte
Que não há mistério no mundo
E que tudo vale a pena."

Este Menino Jesus de Alberto Caeiro vive em todas as crianças. É só prestar atenção e deixar o pensamento ir, fluir, fruir...

Helena perguntou-me:

- Mãe, adulto também faz perguntas?

Pergunta difícil! Não soube responder... Disse que sim, mas me pus a pensar... Lógico que adulto pergunta, mas é outro tipo de pergunta! Adulto deixa de perguntar o essencial... Adulto faz pergunta prática, adulto pensa que tem todas as respostas... O grande barato da vida, o que traz felicidade é ter todas as perguntas, é brincar com todas as perguntas, é descobrir respostas só para inventar novas perguntas... Viver inventando perguntas e respostas... E novas perguntas...

Minha filha, me dá tua mão sempre, e me leva a passear pelo teu caminho. Hoje entendo perfeitamente a música do Toquinho:


Nenhum comentário:

Postar um comentário