terça-feira, 20 de novembro de 2012

Os sonhos de Helena

Como a musa de Galeano, minha Helena também sonha. No próximo mês ela completará 5 anos:

- Mãe, eu sonhei que os teus óculos cairam num bueiro perto da minha escola. Aí eu tirei os meus óculos também e não conseguia enxergar nada!

Como ela consegue fazer uma construção complexa assim? Sim, em outras palavras ela estava dizendo: "Mãe, o meu olhar depende do teu! O teu olhar direciona o meu!" A verdade é que meu olhar também se alimenta do dela!

Isso me fez lembrar outro texto do Galeano:

"Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovakloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: - Me ajuda a olhar!”

- Bianca Velloso - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário