sábado, 2 de fevereiro de 2013

Guimarães Rosa



Era outubro... Estava eu na livraria, indecisa entre dois livros: "Primeiras Estórias", do Guimarães Rosa e um outro livro qualquer que agora já nem lembro mais qual era... Nunca tinha lido nenhuma obra do Guimarães Rosa, só coisas soltas, um pouquinho aqui outro ali, citações nos livros do Rubem Alves, frases perdidas na internet... Parou do meu lado um rapaz e, percebendo minha indecisão, resolveu palpitar:

- Estás em dúvida sobre qual livro levar?

- Sim... Se pudesse levaria os dois, mas estou contendo os gastos...

- Posso dar uma opinião?

- Pode...

- Não leva esse Guimarães Rosa, eu li quando ia prestar vestibular... É assim, tipo... Bom, eu li e fiquei me perguntando, tipo: tá e o que ele quis dizer com isso?!

Ah, pra quê? Quando ele me veio com essa, de pronto decidi: É esse Guimarães Rosa mesmo que vou levar! Ali tive absoluta clareza de que me apaixonaria pelo livro! Estava terminando de ler "Eva Luna", da Isabel Allende e tinha uns outros livros para serem lidos na sequência... Só agora é que consegui chegar nas "Primeiras Estórias". E de fato, estou completamente apaixonada! Colo o nariz no livro, passo o rosto entre as folhas, aperto-o contra o peito... O livro é de uma delicadeza infinta! Que diabos esse povo tem de achar que um autor precisa querer dizer alguma coisa? O autor tem que dizer e pronto! Cabe a nós, leitores, apenas sentir, não tentar encontrar algum sentido!

- Bianca Velloso -

Nenhum comentário:

Postar um comentário