quinta-feira, 28 de março de 2013

Religião e Páscoa



Não tenho religião
mas acredito em Deus
como energia vital de amor
que paira e perpassa 
entre almas e corações
Energia que nasce e floresce
no coração do universo
e pulsa nas veias da Terra e dos seres!

- Bianca Velloso - 


E a Páscoa, como fica?

Por não ter religião não ligo muito para os feriados religiosos... Acredito muito mais em manter essa energia viva, essa chama acesa através da arte, da música e da poesia... Não a arte materializada, apenas a arte como luz que emana da alma e acalenta o espírito, percebida nos pequenos gestos cotidianos... 

De qualquer forma, não dá para negar que as datas mexem demais comigo... Ainda que não consiga explicar racionalmente o que acontece, costumo ficar introspectiva e triste nos feriados religiosos - mas é da tristeza que nasce a alegria... A alegria floresce da capacidade de se reinventar a partir da tristeza. 

A energia perversa do capitalismo tenta a todo custo aniquilar a energia vital de amor: inverte valores e estimula o consumismo... A necessidade de consumir ocupa o espaço da necessidade de se compartilhar carinho:

"Um sistema de desvinculo: Boi sozinho se lambe melhor... O próximo, o outro, não é seu irmão, nem seu amante. O outro é um competidor, um inimigo, um obstáculo a ser vencido ou uma coisa a ser usada. O sistema, que não dá de comer, tampouco da de amar: condena muitos à fome de pão e muitos mais à fome de abraços. " - Eduardo Galeano

As datas servem para reflexão... Simbologia da Páscoa: da palavra hebraica "pessach" (passagem), fim da escravidão, libertação; do cristianismo "ressureição", passagem de Deus entre a humanidade e da humanidade para Deus. A energia vital e divina do amor passando entre os corações.

Ovo símbolo da vida, de nascimento. Coloco dentro de um ovo imaginário um pouquinho dessa energia vital de amor para que ela possa renascer na humanidade que anda tão carente de afeto.

- Bianca Velloso -

Nenhum comentário:

Postar um comentário